STF dá dez dias para INSS ter plano para revisão da vida toda

STF dá dez dias para INSS ter plano para revisão da vida toda. O Min. Alexandre de Moraes determinou que o INSS apresente um plano para efetivar a Revisão da Vida Toda para quem tiver direito.

STF dá dez dias para INSS ter plano para revisão da vida toda
STF dá dez dias para INSS ter plano para revisão da vida toda

STF dá dez dias para INSS ter plano para revisão da vida toda

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresente, em dez dias, um plano para realizar a chamada revisão da vida toda em aposentadorias. O prazo começa a contar nesta sexta-feira (3).

Em dezembro de 2022 o Supremo autorizou a revisão da vida toda e reconheceu o direito de recalcular benefícios de aposentados, encerrando décadas de disputas judiciais.

Agora, aposentados e pensionistas podem solicitar a revisão.

Mas, para isso, é preciso ter começado a contribuir para o INSS antes de julho de 1994, mês de criação do Plano Real, e ter se aposentado entre 1999 e 2019.

Pois, em 1999 foi quando o governo alterou as regras de cálculo dos benefícios e 2019 foi quando saiu a Reforma da Previdência do pres. Bolsonaro – EC103/2019.

STF dá dez dias para INSS ter plano para revisão da vida toda

Porém, o INSS pediu ao Supremo para suspender o andamento de todos os processos judiciais sobre a revisão da vida toda.

o INSS alega que não tem possibilidades técnicas de recalcular as aposentadorias com base na nova regra.

A princípio, eles estimam que o procedimento deve envolver 51 milhões de benefícios ativos e inativos. Será?

Uma das dificuldades que o INSS alegou foi que os sistemas atuais do Dataprev não preveem o cálculo considerando salários anteriores a julho de 1994.

Assim, são necessárias mudanças no sistema que permitam o recálculo.

Isso num momento em que a fila atual de beneficiários à espera de cálculos previdenciários chega a 5 milhões de pessoas, frisou o INSS.

STF dá dez dias para INSS ter plano para revisão da vida toda

O Min. Alexandre de Moraes reconheceu as dificuldades técnicas, mas afirmou que a decisão do STF não pode ficar sem resultado prático.

“De fato, milhões de beneficiários da Previdência Social aguardam há anos por uma resposta do Poder Judiciário, em matéria relacionada a direitos fundamentais básicos, ligados à própria subsistência e à dignidade da pessoa humana”, escreveu ele na decisão.

O ministro acrescentou que “é preciso que a autarquia previdenciária requerente informe de que modo e em que prazos se propõe a dar efetividade ao entendimento definido” pelo STF.

O ministro Alexandre de Moraes afirmou que decidirá sobre o pedido de suspensão dos processos, somente depois que analisar o plano enviado pelo INSS.

STF dá dez dias para INSS ter plano para revisão da vida toda

Nossos escritórios

A nossa empresa está localizada no interior de São Paulo e no oeste da Bahia.

Possuímos escritórios em São José dos Campos – SP e Barreiras – BA, mas atendemos clientes de todos os estados através de meios digitais com a mesma qualidade, com a mesma acolhida.

Dessa forma, se precisar de atendimento presencial conte com nosso escritório para uma consulta específica sobre seu caso, sempre com todas as medidas de segurança e prevenção.

Por fim, se você não encontrou aqui o que procurava e acha que precisa de um advogado previdenciário digital, entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Além disso, você sempre pode verificar outros artigos em nossa página .

STF dá dez dias para INSS ter plano para revisão da vida toda

FONTE: Agência Brasil – Brasília – publicado em 03/03/2023 por Felipe Pontes – Edição: Denise Griesinger.

Pedro Costa

Pedro Costa

Advogado Previdenciário

Atendimento Online

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Recentes:

CATEGORIAS

Quem Somos

Advocacia Previdenciária em São José dos Campos. Especializado em Direito Previdenciário e com atuação administrativa junto ao INSS, para pedidos de Aposentadoria, Pensão por Morte, Acidentes, Doenças e os mais diversos problemas previdenciários. Quer se aposentar? Precisa se afastar? O INSS negou seu pedido? O INSS cortou seu benefício? O que deve fazer? Nosso trabalho é voltado para o atendimento das necessidades de cada cliente e na compreensão de suas expectativas, através de um atendimento humanizado, seja presencial ou mesmo à distância. Também atuamos em outras áreas afetas ao Direito Previdenciário, buscando em um amplo espectro o melhor atendimento das necessidades de cada segurado.

Shopping cart
×