Direito à Saúde – Como conseguir cirurgia bariátrica pelo SUS? É possível? Certamente que Sim!
Conforme já dissemos em outro artigo sobre o tema:
Em caso de negativa ou demora exagerada, talvez a solução seja acionar a Justiça, pois o Direito à Saúde é um Direito Constitucionalmente garantido.
Além disso, trata-se também de um Direito Social e Humano, por isso, é possível pedir a tutela antecipada de urgência.

Nos casos de acesso à saúde em que o médico indique um tratamento específico para o paciente, certamente que este tratamento deve ser oferecido pela rede pública de saúde.
Quando o médico atesta a necessidade de prioridade ou urgência é possível pedir a tutela de urgência, ou seja, que a realização do tratamento ocorra ainda no curso do processo.
Não é necessário esperar uma sentença transitada em julgado, desde que a urgência e o perigo que pode surgir com a demora estejam comprovados.
Dúvidas mais comuns de como conseguir a cirurgia bariátrica pelo SUS.
Qual o peso?
Quanto tempo demora?
Qual o valor?
Para estas perguntas não existem respostas fáceis. Cada caso é um caso e depende de informações técnicas e parecer médico.
Em segundo lugar, também há variação conforme a localidade, o município, e o atendimento oferecido pelo SUS na região.
Por certo, o atendimento deve ser oferecido em qualquer lugar do país. Caso o município não possua estrutura para este tipo de atendimento, o que é compreensível, ele deve direcionar para algum local do Estado que possua esta estrutura.
Como fazer a inscrição para a cirurgia?
Normalmente, o atendimento começa em uma unidade de saúde do município por um clínico que, atestando a necessidade, encaminha o paciente para a cirurgia.
E depois de conseguir a cirurgia bariátrica pelo SUS, como fica?
Após a realização da cirurgia, o paciente deve ser acompanhamento por uma a equipe multidisciplinar. Alguns hospitais fazem este acompanhamento por pelo menos por 18 meses, sendo, posteriormente, encaminhado para a avaliação para cirurgia plástica reparadora.
Independente de prescrição para cirurgia reparadora o importante é continuar com o acompanhamento multidisciplinar. Principalmente com psicólogo, ou psiquiatra.
Se há expectativa, angústia, antes da cirurgia, depois, podem surgir vários sentimentos, pensamentos, até mesmo depressivos. Por isso, é fundamental manter o acompanhamento multidisciplinar após a cirurgia.
Como conseguir cirurgia bariátrica pelo SUS?
Dados do Ministério da Saúde mostram que houve um aumento no número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS desde 2010.
Por exemplo, aqui em São José dos Campos o procedimento é realizado apenas pela Santa Casa desde julho de 2017. Tiveram início em 2010 e são feitos em pacientes exclusivamente atendidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
Em suma, o acompanhamento médico é fundamental desde o início do processo. Ou até mesmo antes.
Somente um parecer técnico, um atestado, ou um laudo médico, é capaz de comprovar a urgência e o perigo à saúde do paciente.
Se ainda ficou com dúvidas, verifique nossa página ou entre em contato com o nosso escritório para uma consulta.
Se preferir, ouça este artigo em nosso PodCast.
Tenho 44 anos tenho 1.54 de altura e meu peso 90 kilos esse peso vai e volta mas com 8 anos ate hj estou pressao alta e retencao de líquido ha 11 anos tenho Hipotiroidismo .Sinto ansiosa e muito triste na minha familia a minha cunhada e prima fizeram a Bariatrica Gracas a Deus estao muito bem saudavel sem dor no joelho coluna é a pressao. Controlada…Preciso muito de ajuda e ja fiz varios tentativas em remedio e Outras tentativas
Sra. Maria Luiza, veja com a rede de Saúde do seu Município, se for o caso, o médico deve te encaminhar para a cirurgia.
De qualquer forma, vamos entrar em contato e analisar melhor o seu caso.Peço que aguarde.
Preciso de uma cirurgia pq estou com 60 kilos acima do meu peso
Sr. Walmir,
Veja com a Rede de Saúde do seu município, em uma unidade de saúde eles te orientam como proceder.
Para fazer qualquer cirurgia precisa do encaminhamento médico.
Mas, se tem o encaminhamento e não consegue fazer a cirurgia, cabe um processo.
Entre em contato com nosso Atendimento para verificarmos seu caso.
Tenho 24 anos, estou pesando atualmente 124kg, minha altura é 1,67!
Estou fazendo acompanhamento médico e recentemente descobri que estou com hipertensão e com diabete tipo 2.
A muito tempo estou desejando realizar a cirurgia Bariátrica, e decidi fazer um acompanhamento médico para ser encaixada na fila do SUS e conseguir por fim passar pela cirurgia Bariátrica, mais o problema e que onde eu moro, é muito difícil conseguir ser chamada tão rápido, eu sou de Brasília DF, e tem muitas pessoas esperando na fila do SUS para realização da cirurgia, mais eu vou dizer uma coisa, eu não estou mais aguentando o peso, e sinto tantas dores no peito, eu sei que estou correndo risco de morte, quando faço uma caminhada básica, meus batimentos acelera, minha pressão sobe e meu coração dá umas pontadas muito forte e a dor estende pelo braço esquerdo, eu estou com medo de morrer, na minha primeira consulta deixei claro ao clinico que meu motivo da consulta era tratar a obesidade e realizar a bariátrica, ela pediu uns exames, como disse a cima, os resultados foram “diabete tipo 2, hipertensão e ainda ovário policísticos” além disso, estou sofrendo com muita falta de ar então a Dra me encaminhou para uma consulta com o endócrino, para ver a possibilidade de “COMEÇAR” um processo longo com todos especialistas, para ver a possibilidade de me encaixar na fila do SUS, é muito demorado, e eu estou sofrendo muito. PRECISO DE AJUDA.
Prezada Srta. Larissa, a Saúde é um direito de todos e dever do Estado. É muito importante que busque iniciar este procedimento para a cirurgia bariátrica e, quando fizer, peça relatório médico com letra legível, data, CID, assinatura e carimbo com CRM. O Estado tem que te atender e cuidar da sua saúde, independente do tamanho da fila, tem que cuidar de todos!
Entre em contato conosco para verificarmos uma maneira de te ajudar.