Aposentadoria Especial do Dentista

Hoje, a aposentadoria especial do dentista é concedida ao segurado que trabalhou exposto à agentes nocivos à saúde, ou à sua integridade física, de forma contínua e ininterrupta por mais de 25 anos, em níveis de exposição superiores aos tolerados.

Nesse sentido, para a concessão da aposentadoria especial é necessário um período mínimo de exposição de 25 anos, porém, àqueles que trabalharam por um período menor, podem pedir a conversão deste período de atividade especial em período comum.

É provável que o profissional de saúde encontre dificuldade para obtenção da aposentadoria especial junto ao INSS e, por conseguinte, nas entidades de Regimes Próprios, seja pelo não reconhecimento da atividade profissional em um rol, equivocadamente, taxativo, ou pela falta de norma específica sobre o custeio da aposentadoria especial do contribuinte individual, ou de Lei Complementar sobre a aposentadoria especial do servidor, decerto é que há previsão constitucional que permite a obtenção da aposentadoria especial.

Aposentadoria Especial do Dentista
Aposentadoria Especial do Dentista e outros profissionais de saúde

Atividades nocivas consideradas para Aposentadoria Especial do Dentista:

As atividades de dentista, sejam especializadas ou auxiliares, estão expostas habitualmente à diversos agentes nocivos à saúde ou a integridade física, tais como:

Biológicos: tratamento dentário exposto a sangue e saliva de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas;

Químicos: utilização de mercúrio vivo, utilizado na preparação do amálgama para restauração dentária;

Radiações ionizantes: emitidas por alguns aparelhos de uso habitual na profissão;

Ruído: emitido pelos motores dos aparelhos de uso permanente e habitual;

Ergonômicos: pela postura do pescoço e das costas, posturas incorretas, tensão física constante.

Sendo assim, a Aposentadoria Especial do Dentista, deveria ser concedida sem dificuldades, já que o trabalho é exercido de maneira rotineira, habitual, permanente.

Como não há Equipamento de Proteção (EPI) capaz de impedir os efeitos prejudiciais à saúde que a profissão o expõe, bastaria comprovar a exposição.

Verifique mais informações sobre nossa atuação em nossa página.

Pedro Costa

Pedro Costa

Advogado Previdenciário

Atendimento Online

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Recentes:

CATEGORIAS

Quem Somos

Advocacia Previdenciária em São José dos Campos. Especializado em Direito Previdenciário e com atuação administrativa junto ao INSS, para pedidos de Aposentadoria, Pensão por Morte, Acidentes, Doenças e os mais diversos problemas previdenciários. Quer se aposentar? Precisa se afastar? O INSS negou seu pedido? O INSS cortou seu benefício? O que deve fazer? Nosso trabalho é voltado para o atendimento das necessidades de cada cliente e na compreensão de suas expectativas, através de um atendimento humanizado, seja presencial ou mesmo à distância. Também atuamos em outras áreas afetas ao Direito Previdenciário, buscando em um amplo espectro o melhor atendimento das necessidades de cada segurado.

Shopping cart
×