INPC nos benefícios atrasados do INSS. Projeto de lei apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) propõe a aplicação do INPC como correção monetária mais juros no calculo dos atrasados devidos pelo INSS.
INPC nos benefícios atrasados do INSS
O Projeto de Lei 2753/22 prevê a correção pela inflação mais juros de mora em razão de atraso no pagamento de benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.
Conforme a proposta, as parcelas devidas deverão ser atualizadas pela variação mensal acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Os juros de mora, continua o texto, deverão ser equivalentes àqueles cobrados dos contribuintes em atraso com o Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
“O projeto visa superar lacuna legal e garantir critério mais equânime e justo na atualização monetária e nos juros de mora dos benefícios previdenciários”, disse o autor da proposta, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).
O deputado lembrou que, na origem, a Lei de Benefícios da Previdência Social previa a correção dos benefícios em atraso pelo INPC, mas em 1994 esse dispositivo foi revogado. Hoje, o Regulamento da Previdência Social prevê a atualização pelo índice de reajuste dos benefícios do RGPS.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara de Notícias. Reportagem de Ralph Machado. Foto de Pablo Valadares. INPC nos benefícios atrasados do INSS.
Acompanhe INPC nos benefícios atrasados do INSS
Confirma o projeto de lei na íntegra: inteiro teor PL 2753/22
Participe da enquete e vote pelo projeto com os deputados. Deixe o seu voto.
Nossos escritórios
A nossa empresa está localizada no interior de São Paulo e no oeste da Bahia.
Possuímos escritórios em São José dos Campos – SP, Brasília – DF e Barreiras – BA, mas atendemos clientes de todos os estados através de meios digitais com a mesma qualidade, com a mesma acolhida.
Dessa forma, se precisar de atendimento presencial conte com nosso escritório para uma consulta específica sobre seu caso, sempre com todas as medidas de segurança e prevenção.
Por fim, se você não encontrou aqui o que procurava e acha que precisa de um advogado previdenciário digital, entre em contato pelos nossos canais de atendimento.
Além disso, você sempre pode verificar outros artigos em nossa página .
INPC nos benefícios atrasados do INSS