Direito do cortador de cana de açúcar

Direito do cortador de cana. Direito Trabalhista e Previdenciário. Advogado INSS. Aposentadoria do cortador de cana de açúcar.

Recentemente o Tribunal Superior do Trabalho condenou a Biosev Bioenergia S.A. a pagar horas extras a um cortador de cana-de-açúcar.

Assim, a empresa teve que pagar horas extras por não conceder intervalo para recuperação térmica.

De acordo com o TST, o pagamento do adicional de insalubridade pela exposição ao calor não afasta o direito ao intervalo, cuja supressão implica o pagamento de horas extras. 

Direito do cortador de cana

Direito do cortador de cana à Atividade penosa

No processo, o empregado disse que trabalhou cerca de um ano no corte de cana em Sertãozinho (SP), até a usina demiti-lo.

Segundo ele, a atividade desenvolvida era extremamente penosa, em razão do grande calor da região dos canaviais, mas a usina não concedia o intervalo de 45 minutos de descanso, em outra atividade, a cada 15 minutos de trabalho nessas condições.

Primeiramente, o juiz de primeiro grau e o Tribunal Regional do Trabalho julgaram improcedente o pedido do trabalhador.

Ainda de acordo com o TRT, o Ministério do Trabalho não estabelece a da empresa em conceder os intervalos que o cortador alega ter direito.

Também não estabelece o pagamento de horas extras, caso não sejam observados.

Naturezas distintas 

O relator do recurso observou que o TST vem entendendo que a falta de intervalo para recuperação, dá direito ao pagamento das horas extras correspondentes.

A cumulação com o adicional de insalubridade não caracteriza pagamento em duplicidade, pois as parcelas, embora tenham origem no mesmo fato, têm natureza jurídica distinta. 

A decisão do processo RR-11093-72.2017.5.15.0146 foi unânime. 

Fonte: TST

Cortadores de cana são trabalhadores rurais, ou segurados especiais, e por situações penosas ou degradantes podem ter direito a Aposentadoria Especial.

Se você precisar, procure nossos escritórios

Se este conteúdo foi importante para você, ou se acha que pode ser importante para algum conhecido, compartilhe.

Por certo, aqui no escritório, trabalhamos com pedidos junto ao INSS para os mais diversos casos, sempre pensando nas preocupações da família e no bem estar dos beneficiários.

Procuramos encontrar uma forma de melhor defender seus direitos e interesses antes mesmo de entrar com o pedido judicial.

A nossa empresa está localizada na Capital, no ABC e no Vale do Paraíba, com isso, oferecemos atendimento para todo o Estado.

Dessa forma, se precisar de atendimento presencial, ou à distância, conte com nosso escritório para uma consulta específica sobre seu caso.

Por fim, se você não encontrou aqui o que procurava e acha que precisa de um advogado, entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Além disso, você sempre pode verificar outros artigos em nossa página .

Picture of Pedro Costa

Pedro Costa

Advogado Previdenciário

Atendimento Online

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais

Artigos Recentes:

CATEGORIAS

Quem Somos

Advocacia Previdenciária em São José dos Campos. Especializado em Direito Previdenciário e com atuação administrativa junto ao INSS, para pedidos de Aposentadoria, Pensão por Morte, Acidentes, Doenças e os mais diversos problemas previdenciários. Quer se aposentar? Precisa se afastar? O INSS negou seu pedido? O INSS cortou seu benefício? O que deve fazer? Nosso trabalho é voltado para o atendimento das necessidades de cada cliente e na compreensão de suas expectativas, através de um atendimento humanizado, seja presencial ou mesmo à distância. Também atuamos em outras áreas afetas ao Direito Previdenciário, buscando em um amplo espectro o melhor atendimento das necessidades de cada segurado.

Shopping cart